Paulão? Quem é o Paulão?

Minha foto
Vespasiano, Sudeste/Minas Gerais, Brazil
Professor, Geógrafo, pai, um cara muito família, adora conversar com os amigos e um apaixonado pela sua profissão.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

"A história é um carro alegre" e a imprensa é que faz a festa.


"A história é um carro alegre; cheia do povo contente e que atropela indiferente; todos aqueles que a neguem". Uma grande música do clube da Esquina em parceria com Chico Buarque. O que a música têm com estas poucas palavras? Tudo!

Negar, mentir e omitir são especialidades dos compadres do poder com os donos da informação. Aliás só vemos isto nestes dias. Será que vamos sobreviver as eleições? Já estou imaginado o sofrimento.

Hoje ao passar pelo Restaurante do companheiro Hubaldo no centro de Vespasiano, consegui ler além do cardápio diário de seu estabelecimento, escrito com giz em um quadro bem humilde, alguns dizeres próximos disto: "A imprensa têm de pagar multa por fazer propaganda para o PSDB, durante oito anos". Infelizmente o cardápio do Hubaldo é de circulação local, ou melhor ele fica parado na frente de sua loja, nem circular ele circula.

Outro Marketing de pobre (me perdoem a expressão), na briga, não, digo GUERRA por melhores condições de SOBREVIVÊNCIA DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO, LIA-SE: PSDB - P(ior) S(alário) D(0) B(rasil), dizeres que encontrei em um cartaz no dia da manifestação dos professores e do funcionalismo público Estadual. Que eram os únicos insatisfeitos com o governo de Aécio Neves. Quem mandou professor não estudar? Bando de gente que ganha mal. Para a polícia o FICTÍCIO aumento deve gerar uma remuneração próxima aos R$ 2.000,00. Quem é o professor para conseguir ganhar isto? Afinal de contas ele não trabalha, só dá aulas. Ou ele não enfrenta bandidos? As vezes alguns alunos com as seguintes situações: armados, traficantes, brigões, mal-educados, perigosos e em muitas vezes até mesmo pessoas condenadas pela justiça. Sem generalizar, aliás sem também desmerecer a polícia mesmo tendo só o ensino médio como exigência para a carreira de militar. O bicho burro que é o professor.

Ou como diria meu pai: "você é doido por R$ 510,00 eu trabalharia de servente de pedreiro!!!". Pois é, estou pensando nesta hipótese pai.

Deixando de lado estes tristes contos do Sertão Mineiro em plena RMBH e neste estadão doido de DEUS. Vamos para as notícias do mundo. Se avaliarmos países como o Irã e ou Cuba, de acordo com a óptica embassada da imprensa nacional e internacional, vai parecer que vamos precisar de uma nova versão de Rambo, quem sabe talvez o 100º filme da série, com Silvester Stallone usando fraldas geriátricas. Talvez quem sabe outros super-heróis nortes americanos que também usam vermelho e azul, nos têm um HELP, para salvar o mundo DA AMEAÇA COMUNA e ou das RADICAIS ISLÂMICOS.

Pela óptica da mídia, Cuba é um exemplo, será que aquele país têm o pior IDH DO MUNDO? Eu acho que seria bom se ele ainda fosse governo pelo FULGÊNCIO BATISTA JÚNIOR, para quem sabe ele corrigir os erros do pai. Assim como aquele outro júnior que governou os EUA antes do Obama. Agora o problema no Oriente Médio foi resolvido. Seu pai não fez o serviço direito. Todos os super-heróis, com seus super arsenais foram para lá.

Mas quem vai nos salvar da mentira? Quem nos salvará da omissão? Da falta de noção? Da ganância? Até dos Cruzados e demais forças aliadas? Talvez o Chapolin Colorado, grande herói reconhecido pelo povo latino americano, gritaria:

- "Eu, o Chapolin Coloradoooo"
- "Não contavam com minha astúcia"

"Quem me dera ao menos uma vez", já dizia Renato Russo. Será que um dia vamos encontrar um herói. Porque infelizmente, até hoje encontramos muitos carrascos e ou vilões travestidos de heróis. Aécio Neves, "um lobo (ou bobo) na pele de um cordeiro"? Para a mídia a grande herança da esperança de um país melhor, para os ricos é claro! E para o pobre? Prefiro omitir a resposta. Ato contínuo ensinando arduamente pela imprensa mineira.

Mas afinal de contas o que a história têm com tudo isto? Nosso povo, nossos jovens e nossas crianças estão sendo atropelados. As mentiras, a falta de caratér, a omissão, a preguiça. Atropelam a todos que negaram o passado, o presente e nem querem mais saber do futuro.

Por isto eu canto "deixa a vida me levar; vida leva eu..."

Professor Paulo Miquéias

Nenhum comentário:

Postar um comentário